Salmão Wellington com Arroz de Amêndoas

O tradicional filé wellington é composto de filé mignon com cogumelos e exige um pouco de técnica para perfeita execução. Nessa versão, resolvi trazer um pouco mais de praticidade e também tornar o prato mais leve! A carne deu lugar ao salmão e, pra acompanhar, uma coalhada seca delicada e cheia de sabor.

INGREDIENTES

SALMÃO

– 800g de filé de salmão fresco (cortados em quatro partes iguais e sem pele)

– 600g de massa folhada

– 3 ovos

– 280g de coalhada seca

– 150g de cream cheese

– 1 colher (sopa) de semente de coentro

– 1 colher (café) de zaatar

– 2 colheres (sopa) de cheiro verde

– 1 colher (sopa) de azeite

– Sal

– Pimenta do reino


ARROZ DE AMÊNDOAS

– 4 xícaras (café) de arroz

– 1 cebola

– 100g de lâminas de amêndoas

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– Sal

– Azeite

 

MODO DE PREPARO

SALMÃO

Coloque a semente de coentro em um pilão e bata rapidamente – caso não tenha o pilão, pode amassá-las com a lateral da faca ou dentro de um copo com o auxílio de uma colher. Agora, junte o cream cheese, a coalhada seca, a semente de coentro, o zaatar, o azeite e o cheiro verde. Misture até incorporar todos os ingredientes.

Separe somente a gemas dos ovos em um bowl e misture delicadamente, reserve.

Disponha a massa folhada e corte-as ao meio. Coloque o salmão por cima e salpique o quanto desejar de sal e pimenta do reino. Adicione algumas colheres da coalhada sobre o salmão. Pincele toda a lateral da sua massa com a gema de ovo, isso ajudará ela “selar” e não vazar. Agora, feche a massa sobre o salmão e pincele toda ela com gema de ovo para que fique dourado depois de assado, e, com a ponta da faca faça pequenos cortes decorativos.

Asse em forno preaquecido a 250 graus por aproximadamente 20 minutos (somente até dourar a massa).


ARROZ DE AMENDÔAS

Rale a cebola e doure no azeite. Adicione o arroz e o dobro da quantidade de água. Ajuste o sal e deixe em fogo médio até finalizar o cozimento e secar a água – aqui é o preparo de um arroz branco comum.

Em uma frigideira derreta a manteiga e adicione as laminas de amêndoas. Fique de olho e mexa sempre, pois elas queimam rápido. Quando estiverem douradas, desligue o fogo, acrescente o arroz e sirva.

 

#salmao #peixes #massafolhada

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo