Lagosta à Beurre Blanc
Eu adoro esse prato por dois fatores: memória afetiva e o incrível sabor dele!
Fica DEMAIS! Diferente de tudo que você já comeu… essa versão eu me inspirei no famoso “beurre blanc”, com algumas alterações para deixa-lo mais prático para vocês.

INGREDIENTES
-1kg lagosta @4youcongelados
-1xíc. chá vinho branco seco
-1cs. vinagre branco (usei de vinho da Colavita)
-2cs. mostarda dijon
-2 limões
-4cs. Manteiga sem sal
-300grs. cogumelo paris
-Sal @legustatemperos tradicional
-Pimenta do reino
-Cheiro verde
MODO DE PREPARO
Sua lagosta precisa estar totalmente descongelada! Comece retirando a carne da cauda (passe para o lado e veja como cortar), depois, e só passar com cuidado uma faca nas laterais e a carne se solta facilmente. Em um bowl, coloque os pedaços da carne e adicione o suco dos limões, mostarda, vinagre, vinho e o quanto você desejar de pimenta do reino e sal. Esse sal que utilizei já vem com alho, então, coloquei só ele - caso utilize o sal convencional, coloque dois dentes de alho bem picadinhos. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
As cascas, coloque em agua fervente por apenas cinco minutos - isso vai garantir mais cor para elas - não precisa desprezar essa agua, pode congelar e usar como base para um caldo de risoto de frutos do mar.
Em uma panela de bom tamanho, coloque uma colher de manteiga, os cogumelos e o quanto desejar de sal. Doure até que fiquem al dentes e reserve.
Nessa mesma panela, adicione outra colher de manteiga e doure as lagostas rapidamente - até ela ganhar cor - no máximo 3 minutos de cada lado, retire e reserve. Agora, coloque todo o caldo que ficou marinando e deixe levantar fervura, desligue. Com o molho desligado, coloque o restante da manteiga gelada e mexa vigorosamente. Isso vai equilibrar a temperatura do molho e deixa-lo em uma consistência mais cremosa.
Retorne a carne da lagosta nas caudas, e para servir regue com esse molho.