Copa Lombo com Missô e Arroz Cateto

Sou apaixonado por comidas que conquistam pelo aroma... sabe aquela que você sente o cheiro de longe e já vem a fome? Esse prato é assim...

INGREDIENTES

-500grs. copa lombo

-3cs. missô

-1c. chá de açúcar (se tiver mascavo, melhor)

-1/2c. chá gengibre ralado

-1cs. manteiga

-2cs. shoyu

-3xíc. café de arroz cateto

-Sal

-Azeite

 

MODO DE PREPARO

Esse arroz também é conhecido como arroz japonês e você irá prepara-lo normalmente, usando a proporção de uma de arroz para três de agua.


Corte a copa lombo em fatias grossas e depois em pedaços, se tiver excesso de gordura, retire.

Em um bowl misture o missô, o gengibre bem ralado, o açúcar e o shoyu. Adicione a carne e deixe descansar pelo menos trinta minutos - se conseguir deixar de um dia para o outro, melhor ainda.


Em uma frigideira derreta a manteiga e doure bem a carne. Pronto, agora só servir com arroz! Como o sabor da carne é forte, no arroz usei somente um fio de azeite e sal.


Para acompanhar, fiz uns aspargos que tinham em casa e um pouquinho de farofa.


Itens da mesa posta são da World Importados.

 

Você conhece o Missô?

Confesso que comi quase uma colher do ingrediente puro para tentar descrever o sabor para vocês, e não consegui concluir nada. Complexo, é salgado mas tem fundinho doce, lembra um saquê (talvez) e é bem rico em umami - o quinto gosto reconhecido pelo nosso paladar.

É feito com soja cozida que é fermentado com um tipo de fungo específico e sal. A fermentação chega ultrapassar seis meses, dependendo a marca que você adquirir. Tem ganhando as cozinhas do mundo e muitos chefs arriscam usa-lo até em sobremesa... eu ainda não cheguei nesse tempo!

Você encontra ele para comprar aqui!


E o arroz cateto, já tinha ouvido falar?

Também conhecido como arroz japonês, é um arroz com formato arredondado e curto. O arroz cateto possui grande quantidade de amido, e tende a ficar mais cremoso e macio após o preparo, se comparado ao arroz agulhinha. Por ser polido, ele tem retirada a sua película, o que lhe confere a cor branca característica e faz com que seja prático para o dia a dia, pois é mais fácil e rápido de ser preparado.

Pode ser consumido em substituição ao arroz agulhinha, mais comum na mesa dos brasileiros. Além disso, também pode ser utilizado na preparação de risotos, pois tende a ficar mais grudadinho após o preparo. 

Você encontra ele para comprar aqui!

 

#carnedeporco #arroz #diadia #comidabasica #pf



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo