
Copa Lombo com Missô e Arroz Cateto
Sou apaixonado por comidas que conquistam pelo aroma... sabe aquela que você sente o cheiro de longe e já vem a fome? Esse prato é assim...

INGREDIENTES
-500grs. copa lombo
-3cs. missô
-1c. chá de açúcar (se tiver mascavo, melhor)
-1/2c. chá gengibre ralado
-1cs. manteiga
-2cs. shoyu
-3xíc. café de arroz cateto
-Sal
-Azeite
MODO DE PREPARO
Esse arroz também é conhecido como arroz japonês e você irá prepara-lo normalmente, usando a proporção de uma de arroz para três de agua.
Corte a copa lombo em fatias grossas e depois em pedaços, se tiver excesso de gordura, retire.
Em um bowl misture o missô, o gengibre bem ralado, o açúcar e o shoyu. Adicione a carne e deixe descansar pelo menos trinta minutos - se conseguir deixar de um dia para o outro, melhor ainda.
Em uma frigideira derreta a manteiga e doure bem a carne. Pronto, agora só servir com arroz! Como o sabor da carne é forte, no arroz usei somente um fio de azeite e sal.
Para acompanhar, fiz uns aspargos que tinham em casa e um pouquinho de farofa.
Itens da mesa posta são da World Importados.
Você conhece o Missô?
Confesso que comi quase uma colher do ingrediente puro para tentar descrever o sabor para vocês, e não consegui concluir nada. Complexo, é salgado mas tem fundinho doce, lembra um saquê (talvez) e é bem rico em umami - o quinto gosto reconhecido pelo nosso paladar.
É feito com soja cozida que é fermentado com um tipo de fungo específico e sal. A fermentação chega ultrapassar seis meses, dependendo a marca que você adquirir. Tem ganhando as cozinhas do mundo e muitos chefs arriscam usa-lo até em sobremesa... eu ainda não cheguei nesse tempo!
Você encontra ele para comprar aqui!
E o arroz cateto, já tinha ouvido falar?
Também conhecido como arroz japonês, é um arroz com formato arredondado e curto. O arroz cateto possui grande quantidade de amido, e tende a ficar mais cremoso e macio após o preparo, se comparado ao arroz agulhinha. Por ser polido, ele tem retirada a sua película, o que lhe confere a cor branca característica e faz com que seja prático para o dia a dia, pois é mais fácil e rápido de ser preparado.
Pode ser consumido em substituição ao arroz agulhinha, mais comum na mesa dos brasileiros. Além disso, também pode ser utilizado na preparação de risotos, pois tende a ficar mais grudadinho após o preparo.
Você encontra ele para comprar aqui!
#carnedeporco #arroz #diadia #comidabasica #pf