Bacalhau com Shimeji Crocante e Batatas ao Murro

UM BACALHAU COMO VOCÊ NUNCA VIU... UM MIX DE SABORES QUE IRÁ TRANSFORMAR A SUA VISÃO SOBRE ESSE PEIXE.



 

INGREDIENTES

-1kg de lombo de bacalhau dessalgado

-500ml de azeite de oliva

-600grs shimeji

-1kg de cebola

-1 cabeça de alho

-1kg de batatas pequenas

-Sal

-Pimenta do reino

-Tomilho


 

MODO DE PREPARO


TEMPERANDO O BACALHAU

Comece temperando o bacalhau pois você vai precisar de, no mínimo, dez horas para isso. Em um refratário, coloque os lombos, o azeite e a cabeça do alho (corte-a ao meio e coloque as duas metades, só para aromatizar) e tomilho fresco. O ideal é você utilizar um recipiente que os lombos caibam e não sobre muito espaço, assim o azeite fica em bastante contato com o peixe. Deixe na geladeira por 10 horas, e sempre que lembrar, vire os pedaços.


BATATA

Ferva as batatas inteiras e com casca em água com sal, quando estiverem al dente, escorra e reserve.


CEBOLA

Corte as cebolas em rodelas e leve para uma panela com um pouquinho de azeite (pode ser o do bacalhau mesmo), sal e pimenta do reino. Deixe tampado até murchar bem, depois abra e deixe secar a água. Reserve.


SHIMEJI

Para o shimeji, despedace-o deixando em ?raminhos individuais?, disponha em uma assadeira (sem sobrepor), e polvilhe um pouco de sal. Leve para o forno em temperatura alta até que eles fiquem crocantes (aproximadamente 40 minutos), retire do forno e reserve. Depois de frio, ficarão ainda mais crocantes.


FINALIZAÇÃO

Agora, coloque os lombos em um refratário (com azeite, o alho e tomilho), coloque também as batatas e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos, em temperatura média. Pronto. Para servir, coloque o bacalhau, a cebola e finalize com o shimeji. Dê um murro nas batatas e sirva ao lado.


#peixes #bacalhau #shimeji

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo