Steak au Poivre com Batatas Duchesse

Dois clássicos franceses! Ninguém sabe ao certo quem criou o steak au poivre, o que sabemos é que ele está presente nas mais renomadas cozinhas desde o século 19 e tem sua origem na França. Nada mais é do que um “bife” com molho de pimenta. Já a batata duchesse, foi criada em homenagem a rainha Maria Antonieta, e é um delicioso purê de batata assado que vai sofisticar seu almoço ou jantar.



BATATAS DUCHESSE

INGREDIENTES – 1kg de batatas – 2 gemas – 1 colher (chá) de sal – 1 pitada de pimenta do reino – 1/2 noz moscada ralada – 80 g de manteiga


MODO DE PREPARO: Cozinhe as batatas e, quando estiverem bem macias, amasse-as muito (se você gostar, pode ser com a casca). Deixe esfriar um pouco. Agora junte todos os ingredientes e mexa até formar um creme. Com auxílio de um saco de confeitar molde montinhos em espirais diretamente em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido até dourar.


STEAK AU POIVRE

INGREDIENTES – 4 pedaços de filé mignon com 250g – 1 colher (sopa) de manteiga – 4 colheres (sopa) de azeite – 2 colheres (sopa) de pimenta do reino branca – 2 colheres (sopa) de pimenta do reino preta – 1 xícara (chá) de vinho branco seco – 4 colheres (sopa) de conhaque – 400ml de creme de leite fresco – Sal a gosto


MODO DE PREPARO: Aqueça seu forno a 200º. Em uma frigideira grande, coloque o azeite e a manteiga e deixe derreter bem. Quando estiver bem quente coloque os medalhões e adicione o quanto desejar de sal. Deixe dourar por 2 minutos sem mexer. Vire os medalhões e doure por mais 2 minutos. Doure as laterais também, vá rodando até dourar a lateral toda.

Retire da frigideira e leve para o forno por 15 minutos, você terá ele ao ponto.

Sem lavar a frigideira, acrescente o vinho branco e leve ao fogo baixa. Esfregue bem o fundo da frigideira para que os resíduos da carne sejam absorvidos ao molho, ou seja, você irá deglaçar sua panela. Coloque as pimentas em uma pilão e amasse-as rapidamente, deixando alguns pedaços grandes ou até mesmo inteiras, se não tiver pilão, pode usar a lateral da faca e terá o mesmo resultado.

Acrescente as pimentas, o conhaque e o creme de leite, mexa bem e deixe em fogo baixo por 10 minutos ou até encorpar. Retire a carne do forno, coloque em uma superfície fria e aguarde 3 minutos. Sirva o medalhão, cubra-o com o molho e acompanhe das batatas.


Receita desenvolvida para Confiança Supermercados.



#carne #mignon #frança #batata

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo